(11) 3964-1983 / (11) 4521-8069 / (11) 4521-4183 rolamentos@casadosrolamentosjundiai.com.br

ROLAMENTOS

Rolamento de esferas

Rolamentos de esferas utilizam esferas como elementos rolantes. Eles são caracterizados por possuir um ponto de contato entre a esfera e a pista de rolagem. Como regra, rolamentos de esferas podem operar em altas rotações, mas não suporta uma grande carga.

Rolamento fixo de uma carreira de esferas é o modelo mais comum e pode ser utilizado em uma grande variedade de aplicações. Graças ao design simples, eles são fácies de manusear e pouco sensíveis às condições de operação.

Além de cargas radiais, eles têm a capacidade de absorver cargas axiais em ambas as direções. Eles possuem baixo torque e por isso são utilizados para altas rotações.

Rolamento de contato angular
( Rolamentos em precisão )

Rolamentos de contato angular são caracterizados por possuir um contato angular. Isso significa que a carga é transferida de uma pista para outra por um específico ângulo de contato.

Rolamentos de contato angular são aplicados quando é necessário suportar cargas combinadas, onde uma alta carga axial tem de ser transferida junto com carga radial.

Rolamento auto compensador de esferas

Rolamento auto compensador de esferas é composto por duas carreiras de esferas guiadas por uma gaiola e anel interno com duas pistas, mas com uma característica especial no anel externo que possui uma pista esférica que permite a movimentação das esferas nela. Isso permite o rolamento compensar alguns graus de desalinhamento durante a aplicação.

Este tipo de rolamento é recomendado quando durante a aplicação existe um desalinhamento entre o eixo e o alojamento ou o eixo pode fletir. Rolamento auto compensador só consegue suportar cargas radiais.

Rolamento axial de esferas

Rolamento axial de esferas é composto de dois discos de rolamento com pista para esferas.

Foram desenvolvidos para suportar apenas cargas axiais em uma única direção, com isso ele posiciona o eixo axialmente em uma direção.

Rolamento auto compensador de rolos

Rolamento de rolos são caracterizados por possuir uma linha de contato. Este tipo de contato faz com que o rolamento tenha uma maior capacidade de carga do que um rolamento de esferas com o mesmo tamanho, no entanto o limite de rotação é menor por possuir um aumento de atrito entre elemento rolante e pista.

Rolamento de rolos cilíndricos

Rolamento de rolos cilíndricos possuem uma linha de contato entre o elemento rolante e as pistas, que otimiza a distribuição do estresse do ponto de contato entre o rolo e a pista. Essa construção permite o rolamento de rolos cilíndricos suportar uma carga radial muito alta.

Dependendo do design, este consegue suportar também cargas radiais.

Rolamento de rolos cônicos

O rolamento de rolos cônicos possuem pista cônica nos anéis interno e externo e elementos rolantes cônicos entre eles.

Devido ao ângulo de contato, rolamentos de rolos cônicos podem suportar altas cargas radiais e axiais em uma direção.

Rolamento de agulhas

Os rolamentos de agulha são um tipo especial de rolamento de rolos cilíndricos que contêm como elemento rolante um rolo mais alongado e fino, conhecido como rolos agulha. A razão entre o diâmetro e o comprimento está entre 1:3 e 1:10.

Rolamentos de agulha possuem a alta capacidade de carga e suportam apenas cargas radiais.
Se existe um espaço reduzido no projeto, rolamento de agulhas pode ser a solução.